Sistema Fiemt participa da 16ª Semana Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação
O Sesi e Senai Mato Grosso e Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT) marcam presença na 16ª Semana Nacional da Ciência, Tecnologia, Inovação (SNCTI) que ocorre a partir desta terça-feira (22), no Centro de Eventos Senai Cuiabá - localizado na Avenida XV de Novembro, 303, Bairro Porto. Com entrada gratuita, o evento é voltado para estudantes e professores de diferentes redes e segmentos de ensino e também para a comunidade em geral.
A abertura solene, às 19 horas, contará com a participação da Sesi Orquestra, com violinos, violoncelos, violas de arco e violões. O repertório do concerto conta com músicas temas de filmes e rock clássico.
O Sesi MT participa com oficinas Primeiros Passos com Arduíno e sobre o Novo Ensino Médio, além de apresentação das equipes de Robótica. O Senai integra a programação oficial com palestra sobre Educação e Indústria 4.0, Primeiros Passos com Jogos Digitais e Inovação x Invenção.
O IEL também estará presente com orientação de carreira e cadastro de currículos para vagas de estágio e emprego.
Já na quinta e sexta-feira (24 e 25) será realizado o Grand Prix Senai de Inovação - Etapa Estadual, que reúne 40 estudantes destaque de sete municípios de Mato Grosso. Os participantes terão apenas 16h para gerar soluções criativas e inovadoras para os problemas reais da indústria estadual e nacional.
Os alunos são os finalistas das etapas escolares do Senai de Várzea Grande, Distrito Industrial, Cuiabá, Sorriso, Sinop, Nova Mutum, Barra do Garças e Rondonópolis, divididos em oito equipes.
Com realização da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e co-realização pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), a iniciativa, que ocorre em mais de 1,5 mil municípios em todo o país, tem expectativa de público na Capital mato-grossense de 15 mil visitantes até sexta-feira (25), quando termina.
Bioeconomia
O tema escolhido para esta edição é “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável". A escolha se baseia na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil e pela Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o progresso sustentável em todo o mundo.
O objetivo é popularizar a ciência, incentivar o conhecimento tecnológico, debater o potencial para o uso sustentável da biodiversidade brasileira, além de divulgar o trabalho de pesquisadores e instituições ligadas ao tema.
O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Confira a programação do evento aqui. Para mais informações (65) 3613-0116.