SFiemt Summit 2026 reforça cultura organizacional e alinhamento estratégico do Sistema Fiemt
O Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) realizou o SFiemt Summit 2026, evento interno que reuniu mais de 1,8 mil colaboradores do Sesi, Senai, IEL, Fiemt e representantes dos sindicatos industriais em uma programação voltada ao alinhamento estratégico, fortalecimento da cultura organizacional e disseminação de boas práticas institucionais.
Como foco principal reforçou a conexão entre o fortalecimento da cultura organizacional e a missão do Sistema Fiemt de atender cada vez melhor a indústria e a sociedade. Iniciado em 2022, esse trabalho vem sendo desenvolvido de forma contínua e evolutiva, consolidando práticas, comportamentos e valores que hoje se refletem em resultados concretos, maior eficiência institucional e mais impacto positivo para o setor industrial e para a sociedade mato-grossense.
evento
A agenda teve início com a apresentação da retrospectiva de 2025, que destacou os principais resultados alcançados pelo Sistema ao longo do último ano, e pelo detalhamento do cenário e das diretrizes estratégicas para 2026. Foi ainda um momento para os gestores reforçarem o papel da cultura organizacional como elemento essencial para o desempenho institucional.
De acordo com o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, o SFiemt Summit é um espaço essencial para alinhar estratégias e fortalecer a identidade institucional. “É um momento de escuta, conexão e direcionamento. O Summit reforça nossa cultura, integra nossas equipes e prepara o Sistema Fiemt para os desafios e oportunidades que estão por vir. Ele simboliza a força do nosso Sistema quando caminhamos alinhados por um propósito comum, com estratégia clara, cultura organizacional fortalecida e pessoas engajadas.”, afirmou.
A programação do SFiemt Summit 2026 contou com palestras que reforçaram a importância da cultura organizacional como base para o desempenho sustentável e para a construção de legados institucionais.
A palestra “Cultura que gera resultados” foi conduzida por Erika Linhares, Especialista em desenvolvimento humano e cultura corporativa, que destacou a importância do protagonismo das pessoas, da clareza de propósito e da coerência entre discurso e prática para alcançar resultados consistentes.
Já a palestra “Cultura que gera legados”, ministrada por Zeca de Melo, trouxe reflexões sobre liderança, atitudes e o impacto das decisões no longo prazo. Ele é filósofo, teólogo e palestrante com vasto conhecimento em liderança, educação humanística e engajamento corporativo.
Com foco na integração e entretenimento, os colaboradores puderam participar da Paródia de valor, que reconheceu as três paródias mais bem avaliadas, desenvolvidas pelos próprios colaboradores e inspiradas nos valores do Sistema Fiemt. Na ocasião, também ocorreu o Reconhecimento de Cultura 2025, que homenageou profissionais que se destacaram em um dos sete pilares da cultura organizacional: valorização das pessoas, integridade, simplicidade, mentalidade de crescimento, confiança nas relações, união e sucesso do cliente.
Resultado é impacto: ESG na prática
Além do alinhamento estratégico, o SFiemt Summit reforçou o compromisso do Sistema com as práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança), mantendo a evolução das práticas sustentáveis e sociais. No campo ambiental, segue com a gestão responsável de resíduos por meio da parceria com o buffet Leila Maluf e a empresa de reciclagem Reciclate. Foram neutralizadas 20 toneladas de carbono, compensadas por meio do projeto Ventos do Araripe, localizado entre os municípios de Araripina, no Estado de Pernambuco.
O evento de 2025 registrou resultados expressivos, comprovando que sustentabilidade é aplicada de forma prática. Em conformidade com o Código de Ética do Sistema Fiemt, 92% de todos os resíduos gerados durante o Summit, incluindo papel, plástico e restos de alimentos — foram reciclados ou compostados. Também foi registrada uma redução de 87% no desperdício de alimentos em relação a 2024, contribuindo para a diminuição do volume de resíduos encaminhados ao aterro sanitário.
No aspecto social, reforça o compromisso com a inclusão e a acessibilidade, com a eliminação de barreiras físicas, a utilização de câmara de audiodescrição, a tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a promoção contínua de comportamentos baseados no respeito, na empatia e na valorização das pessoas.
Texto: Vívian Lessa