Prêmio IEL de Talentos: Finalistas de Mato Grosso se destacam no IEL Nacional

09/12/2025 - 18h01
premio
Promoção de práticas inovadoras de estágio, educação
aplicada e desenvolvimento de talentos

Os finalistas da etapa regional do Prêmio IEL de Talentos, em Mato Grosso, participaram da edição nacional da premiação concorrendo com empresas, reforçaram o papel do IEL MT na promoção de práticas inovadoras de estágio, educação aplicada e desenvolvimento de talentos para o setor produtivo.

Entre os destaques da categoria IEL Estágio – Educação Inovadora, Mato Grosso registrou reconhecimentos em todos os portes. A Agro Amazônia Produtos Agropecuários S.A., certificada entre as melhores empresas para se trabalhar no Centro-Oeste, conquistou o 9º nacional, com um programa que integra estagiários diretamente à modernização de processos contábeis, administrativos e de gestão de pessoas, estimulando soluções desenvolvidas pelos próprios estudantes.

A PUC Minas, com alto impacto nacional na formação de profissionais e pesquisa, recebeu o 10º nacional. Já a EMAL – Empresa de Mineração Aripuanã LTDA alcançou o 4º nacional com o projeto “Alfabetizar para Crescer”, que integra letramento técnico à atuação de estagiários de Engenharia de Minas, elevando a qualidade das entregas e o protagonismo profissional.

No porte Micro e Pequeno, o CRA-MT (Conselho Regional de Administração) garantiu o 10º nacional com a criação do Setor de Retenção de Registros, onde estagiários passaram a atuar no redesenho de rotinas de atendimento e comunicação, gerando soluções inovadoras e impacto institucional.

A categoria Estagiário Inovador também rendeu excelentes resultados ao estado. Na Cobrazem Agroindustrial, o estudante Felipe Cícero conquistou o 4º nacional ao implantar o software Fracttal para gestão digital de manutenção, reduzindo o tempo de parada das máquinas e aproximando a empresa da Indústria 4.0.

Na Estuda Tecnologias Educacionais (Estuda.com), a estagiária Flávia Pereira obteve o 7º nacional, após implementar entrevistas por competências, promover cultura organizacional e criar o “Café dos Estagiários”, que fortaleceu o vínculo entre jovens e lideranças.

Na categoria Inova Talentos – Projeto Inovador, Mato Grosso também esteve entre os melhores do país com a CNH Industrial (Case IH), que ficou em 4º nacional com o projeto “Aceleração de Carreiras na Agroindústria”, focado na formação de profissionais para tecnologias emergentes como automação agrícola, internet das coisas e agricultura de precisão, em parceria com trilhas formativas do SENAI.

As instituições do Sistema S de Mato Grosso também garantiram posição de destaque nacional. A Fatec Senai MT conquistou o 7º nacional com seu programa de estágios voltado a projetos tecnológicos. O Senai Várzea Grande ficou com o 6º nacional, ao inserir estagiários em ambientes de planejamento e modernização de processos educacionais e corporativos. Já o SESI MT recebeu o 4º nacional pelo projeto do Observatório da Indústria, responsável pelo lançamento do primeiro Anuário da Indústria de Mato Grosso e pelo desenvolvimento do Índice de Competitividade Industrial (ICI), ferramenta estratégica para decisões econômicas e industriais.

Texto: Vívian Lessa

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: 0800 777 9737