IEL MT lança Master Plan da Agroindústria durante XIII Encontro de RHs do Agro

competênciase ampliar a visão estratégica dos líderes do setor
O Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso (IEL MT) apresentou, com exclusividade, durante o XIII Encontro de RHs do Agro, o Master Plan da Agroindústria de Mato Grosso, uma iniciativa estratégica que busca impulsionar a competitividade e a inovação no setor. O projeto prevê ações voltadas à formação executiva, à integração entre indústria e educação e ao estímulo de uma visão global de negócios. Na ocasião, também foram abertas as intenções de participação no grupo de trabalho que irá discutir as temáticas do novo projeto.
O evento reuniu profissionais de Recursos Humanos, lideranças empresariais e especialistas do setor agroindustrial para debater estratégias de gestão de pessoas e fortalecer as conexões entre empresas do agro e da indústria em Mato Grosso.
“Estamos dando um passo importante para o futuro da agroindústria mato-grossense. O Master Plan será um instrumento para desenvolver competências, atrair talentos e ampliar a visão estratégica dos líderes do setor”, destacou a superintendente do IEL MT e da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Fernanda Campos.
Durante o encontro, também foram apresentados cases de empresas do setor que investem no desenvolvimento humano como diferencial competitivo, mostrando experiências bem-sucedidas de programas internos de educação, gestão de talentos e ações de responsabilidade social voltadas ao fortalecimento da mão de obra local.
Outro destaque foi a apresentação do Programa IEL de Educação Executiva Global, que proporciona experiências internacionais em universidades de referência mundial — como o MIT, em Boston (EUA) — para líderes empresariais estratégicos do agro e da indústria. A iniciativa já reúne participantes de 12 estados brasileiros, incluindo Mato Grosso, e tem como objetivo formar profissionais com mindset global, novas competências e capacidade de articular parcerias e oportunidades de negócios em escala internacional.

Curso com Bolsa de Estudos forma nova geração de profissionais para o Agro
Durante o Painel de Cases RHs do Agro foi a apresentado o Curso de Manutenção de Máquinas Agrícolas com Bolsa de Estudos, iniciativa do Senai em parceria com a John Deere. O projeto vem se consolidando como um modelo bem-sucedido de formação profissional voltada às demandas específicas do setor agroindustrial.
Segundo o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, a proposta vai além da capacitação técnica. “O ensino profissionalizante dá uma visão de carreira diferente e amplia o leque de formação superior. É um meio para as pessoas serem mais produtivas na vida. Quando entramos na John Deere, entendemos o problema e a missão de crescimento da marca. Mais do que capacitação profissional, atuamos em um mercado de empregabilidade, não apenas de educação”, explicou.
A iniciativa surge para enfrentar um dos principais gargalos do setor: a escassez de técnicos qualificados para operar e manter os equipamentos agrícolas de alta tecnologia. “Estamos formando uma nova geração de profissionais John Deere no Brasil. Já são cerca de seis mil pessoas no país, com 1.500 auxiliares técnicos contratados nos últimos três anos nas 157 concessionárias da marca, incluindo Mato Grosso. Para o próximo semestre, estão previstas 30 novas turmas”, completou Braguini.
O painel foi mediado por Elaine Fernandes e integrou a programação do XIII Encontro de RHs do Agro, reunindo experiências que estão transformando a gestão de pessoas no campo.

uma das frentes em que o Sesi atua em parcerias
Investimento Social Privado
Durante o evento, a gerente Executiva de Operações do Serviço Social de Indústria (Sesi MT), Larissa Câmara, falou sobre Investimento Social Privado (ISP) como poderosa estratégia de transformação social.
Por meio do ISP, as empresas parceiras do Sesi aderem à Lei de Incentivo à Cultura, destinando até 4% do valor tributado do Imposto de Renda para os projetos operados pelo Sesi. Esse recurso, que antes seria destinado ao Governo Federal, permanece no estado e se transforma em ações concretas dentro da comunidade.
“A iniciativa envolve a destinação voluntária de recursos privados a projetos com impacto social positivo. Trata-se de uma ferramenta eficaz para combater desigualdades, gerar oportunidades, promover a educação e fortalecer a economia local”, explica a gestora.
Larissa destacou ainda que o investimento social privado é uma das frentes em que o Sesi atua em parceria com agroindústrias e indústrias, levando inovação e responsabilidade social por meio de ações de cultura, lazer, educação e saúde. Segundo ela, a proposta do encontro HR do Agro é sensibilizar os profissionais de RH para que a gestão socialmente responsável esteja cada vez mais presente nas pautas do setor industrial. “Estamos aqui para apoiá-los”, reforçou.

do Instituto Farmun e do IEL MT
RHs do Agro
Consolidado como um espaço essencial de networking, aprendizagem e alinhamento entre os principais atores do setor, o XIII Encontro de RHs do Agro reafirmou seu papel como catalisador de inovação e desenvolvimento humano no agro mato-grossense. O evento foi promovido pelo Grupo RHs do Agro, com apoio do Instituto Farmun e do IEL MT.
A diretora de RH da Agrícola Alvorada e presidente do Encontro, Nádia Macanham, reforçou a importância do papel estratégico da área de Recursos Humanos no setor. “O RH é estratégico. Trabalhamos competências e mostramos como o profissional pode atuar de forma estratégica para crescer e continuar contribuindo para o desenvolvimento dos negócios”, afirmou.
Texto: Vívian Lessa
IEL MT lança Master Plan da Agroindústria durante XIII Encontro de RHs do Agro