IEL MT promove ações no Senai Alta Floresta e fortalece vínculo entre jovens e o mercado de trabalho
.jpeg)
ministrada pela analista de carreiras Adriana Sena
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT) realizou duas importantes ações voltadas à preparação de jovens para o mundo do trabalho na unidade do Senai Alta Floresta, nos dias 8 e 9 de julho. As iniciativas aconteceram no contexto da Feira de Empregos do município, e contribuíram para ampliar o diálogo entre educação profissional, comportamento e empregabilidade.
No dia 8 de julho, o IEL MT conduziu a ação Rota do Estágio, com uma palestra ministrada pela analista de carreiras Adriana Sena. Voltada aos estudantes do ensino médio, a atividade abordou temas fundamentais para quem deseja ingressar no mercado de trabalho por meio do estágio, como comportamento profissional, postura ética, habilidades comportamentais e a Lei do Estágio. Também foi realizado o cadastro de alunos no banco de talentos do IEL, ampliando as oportunidades de encaminhamento para vagas na região.
.jpeg)
Família/Capacita
“Falamos sobre o estágio como porta de entrada para o mundo corporativo, e como o comportamento pode ser um diferencial nesse processo. A turma foi muito participativa, e o momento foi extremamente proveitoso”, destacou Adriana.
Já no dia 9 de julho, durante a realização oficial da Feira de Empregos, Adriana foi surpreendida positivamente por um grupo de alunas do curso de Assistente de RH, do Programa Ser Família/Capacita. Sem que estivesse previsto na programação, as estudantes aproveitaram o evento como cenário para a realização de um trabalho de campo, proposto em sala de aula, com foco no setor de Recursos Humanos e no mercado de estágio.
Curiosas e engajadas, as alunas entrevistaram Adriana e outros profissionais presentes, buscando compreender as principais exigências do mercado, o perfil de comportamento ideal para os jovens em início de carreira e os critérios de recrutamento adotados pelas empresas, tanto para estágios quanto para contratações CLT.
“Foi uma grata surpresa. As meninas estavam preparadas, fizeram perguntas muito pertinentes e demonstraram real interesse em entender a dinâmica do RH e o que o mercado espera de um jovem profissional. Foi um bate-papo espontâneo, leve, mas extremamente rico”, relatou Adriana.

talentos do IEL. Fotos: Divulgação
A iniciativa, mesmo fora da programação formal, revelou a maturidade e o envolvimento das alunas com a própria formação, e reafirmou o papel do Programa Ser Família como catalisador de oportunidades. Em parceria com o Senai e o IEL, o programa promove capacitação técnica e humana para jovens em situação de vulnerabilidade social, preparando-os para uma inserção ética, consciente e estratégica no mundo do trabalho.
Texto: Viviane Saggin