IEL MT impulsiona investimentos em Mato Grosso com pesquisas de mercado
O Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso (IEL MT) contribuiu para o movimento de R$ 8,5 milhões em investimentos em Mato Grosso por meio de Pesquisas de Mercado. Em 2024, foram realizados 24 estudos abrangendo 70 cidades mato-grossenses, impactando diretamente a tomada de decisões estratégicas, o aumento da competitividade e o crescimento das empresas do estado.
Utilizando metodologias qualitativa, quantitativa e desk research, as pesquisas vão além da simples coleta de dados. Elas incluem análises detalhadas, comentários, recomendações e conclusões adaptadas às necessidades específicas de cada projeto.
“Os serviços abrangem diferentes áreas, como dimensionamento de mercado, avaliação da imagem institucional, identificação de tendências, satisfação de clientes, comportamento do consumidor, perfis socioeconômicos, análise da concorrência, clima organizacional e levantamento de dados setoriais”, explicou a coordenadora de Pesquisa e Inovação do IEL MT, Lays Fitaroni. Esse formato personalizado, segundo ela, garante informações precisas e estratégicas para atender demandas específicas das empresas e instituições.
Entre os estudos, o IEL MT realizou uma pesquisa para identificar as prioridades das indústrias de Mato Grosso em relação às ações que os futuros governantes devem adotar para estimular o crescimento econômico e industrial nos municípios. Os principais temas abordados incluíram as demandas voltadas para energia, infraestrutura, logística, força de trabalho, sustentabilidade e políticas públicas.
Também foram realizadas pesquisas pontuais como a análise de viabilidade econômica para a implantação de uma indústria de beneficiamento de papelão em Mato Grosso. Em outra pesquisa, estudou-se o segmento de curtimento de couros, peles e seus subprodutos, onde foi mapeada as necessidades específicas de aprimoramento e desenvolvimento do setor no estado.
Além disso, o IEL conduziu estudos em municípios do interior do estado. Em Paranatinga, Sapezal e Comodoro, por exemplo, foram realizadas pesquisas detalhadas do mercado, identificando oportunidades e desafios para a instalação de novos hotéis na região. Além disso, foi dirigido um estudo sobre o setor moveleiro no norte de Mato Grosso, visando identificar desafios e necessidades das indústrias locais.
Texto: Vívian Lessa