IEL MT é referência na construção de programa de desenvolvimento de liderança agroindustrial

10/12/2024 - 16h14
IEL MT
Reunião com lideranças da agroindustria para discutir
projeto de educação executiva

O Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso (IEL MT) é referência na construção de um programa de desenvolvimento de liderança agroindustrial que deverá ser aplicado nacionalmente. Em uma agenda estratégica, representantes do IEL Nacional, da Fundação Dom Cabral (FDC) e da Boston Innovation Gateway, ligada ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), estiveram no estado para fazer um diagnóstico das demandas e características da região que podem contribuir para a construção desse projeto.

A equipe participou do Farmday, realizado pelo Instituto Farmun, no município de Campo Verde. Além disso, também esteve reunida com executivos e lideranças de Rhs de importantes empresas do segmento agroindustrial. A programação foi coordenada pelo IEL MT. “Trata-se de uma agenda fundamental para conhecer a estrutura das agroindústrias. Saber como é o processo de produção e identificar as principais demandas da educação executiva”, explicou o superintendente do IEL Nacional, Paulo Mól.

Segundo ele, o IEL MT será utilizado como projeto piloto para a construção desse programa que posteriormente será aplicado nos estados brasileiros. “A FDC é parceira para desenhar o projeto e a MIT irá atender projetos internacionais que possam contribuir para a formação de lideranças no exterior, conectando a necessidade do mercado local com as soluções ofertadas no resto do mundo”, acrescentou.

Para o presidente do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Silvio Rangel, é necessário pensar e trabalhar de forma estratégica. Ele lembrou que Mato Grosso vive um momento de crescimento, de verticalização da agroindústria, gerando muitos empregos e renda. “O Sistema Fiemt, por meio do IEL MT, está empenhando em em promover um crescimento sustentável, conectando trabalhadores aos centros de conhecimentos e indústrias. Mato Grosso, sendo escolhido para ser projeto piloto, tem capacidade de contribuir ativamente na construção de um excelente programa de educação executiva”, disse.

O diretor do Boston Innovation Gateway, sediada em Boston e que possui vínculo com a MIT, Manuel Mendes, ressaltou a peculiaridade do setor industrial mato-grossense. “Ao visitar as indústrias conheci um sistema único de verticalização de negócios que nunca vi em outro lugar do mundo. Tivemos a oportunidade de ouvir as lideranças de grandes indústrias do segmento agroindustrial e identificar desafios para posicionar Mato Grosso como referência no setor do agronegócio. A partir desse ponto, vamos preparar programas para direcionar a essas demandas”.

Para a construção desse programa de desenvolvimento para as lideranças serão identificados pilares de acordo com as demandas levantadas. “Ouvindo os representantes das indústrias, identificamos pontos relevantes na postura das lideranças, no olhar de futuro e necessidade de estratégias para as indústrias segmentadas”, disse o gerente de Desenvolvimento Organizacional da FDC, Antônio Fernando Marques.

Nova Industria Brasil

O projeto de educação de desenvolvimento de lideranças está dentro da Missão 1 da Nova Política Industrial (NIB) nacional, que trata das cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para a segurança alimentar, nutricional e energética. A superintendente da Fiemt e do IEL MT, Fernanda Campos, lembrou que o cumprimento dessa agenda aborda a construção colaborativa, compreendendo os desafios, expectativas e demandas definidas para líderes do agro. “O foco está nas soluções práticas e relevantes para garantir que o programa tenha ferramentas e competências aplicáveis ao dia a dia dos participantes, contribuindo para a formação de líderes que impulsionem o crescimento sustentável do setor”.

FARMUN
Comitiva participou de Farmday para conhecer demandas
e desafios na prática

Farmday

A delegação participou do Farmday, um dia de imersão no campo promovido pelo Instituto Farmun. O objetivo foi conhecer na prática o funcionamento de uma agroindústria. Uma imersão na realidade do campo, incluindo o conhecimento sobre seu funcionamento e a interação com trabalhadores dos diversos setores, desmistificando conceitos sociais e observando desafios enfrentados pelo setor.

Os representantes visitaram uma indústria de processamento de algodão, de farelo de grãos, frigorífico de peixes e unidades que contribuem para as atividades sustentáveis no campo, como uma incubadora de hortaliças e um laboratório que desenvolve tecnologias para combater pragas nas lavouras.

“Mostramos na prática a forma como tudo é produzido. O caminho mais assertivo para trazer soluções para o setor agroindustrial é fazer relação de como tudo funciona e como tudo pode ser relacionado”, pontuou o diretor executivo Instituto Farmun, Michel Inácio Muniz.


Depoimentos

“Quero parabenizar o IEL que, como sempre, buscando ouvir quem está na linha de frente. Isso faz toda a diferença para entender o que realmente é essencial para o setor. Acredito que o ano que vem, em 2025, vamos ter mais efetividade em treinamento na parte de educação. A participação na construção desse projeto de educação de liderança é assertiva porque faz a ligação com gente real falando com gente real. Falamos da vivência da indústria, do agronegócio. É um projeto grandioso e incrível”

Marianna Biagi Pache, gerente de Recursos Humanos e Departamento Pessoal da EMAL

“O encontro foi muito rico, com grandes nomes do agronegócio. Tivemos a oportunidade de discutir os desafios da área de pessoas para o desenvolvimento sustentável do setor. Acredito que é através do diálogo que criamos soluções novas e inovadoras para os problemas que vão desde a logística até a alta de força de trabalho qualificada”.

Tiago Goecks, gerente de Recursos Humanos do Grupo Bom Futuro

Texto: Vívian Lessa

IEL MT é referência na construção de programa de desenvolvimento de liderança agroindustrial

 

Reunião com RHs de Agroindústrias

 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: 0800 777 9737