Café e Gente: evento discute estratégias e soluções para contratação de força de trabalho em Mato Grosso
A contratação de força de trabalho é uma das principais dores que o empresário de Mato Grosso enfrenta. Discutir estratégias e buscar soluções para atrair e manter esse trabalhador na ativa foi pauta Café e Gente, com o painel Política de Recrutamento: conexão entre gerações, realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), nessa quarta-feira (09.10).
O encontro foi criado com o propósito de fortalecer os ambientes de aprendizagem e troca de experiências para a área de recursos humanos, reunindo especialistas e trabalhadores da área. A iniciativa é parte da programação da maior Feira de Empregos da Indústria e Comércio de Mato Grosso, que será realizada no dia 16 de outubro, na Fatec Senai, das 08h às 19h. (link para a matéria da feira)
A superintendente do IEL MT e da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Fernanda Campos, que conduziu o evento, destacou o trabalho das instituições em ações de fortalecimento do setor, com iniciativas e ferramentas que ajudem no processo e recrutamento e gestão de pessoas. “A Feira de Empregos, por exemplo, será uma oportunidade única para conectar talentos e promover a inserção de profissionais no mercado de trabalho mato-grossense”.
Para o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam, a participação maciça de profissionais responsáveis pelo setor de recursos humanos das empresas é um indicativo de que a Feira de Empregos contribuirá para a redução do déficit de mão de obra qualificada na indústria e no comércio.
“Essa troca de experiência entre os gestores é fundamental para o andamento dos negócios. Também é importante frisar que Feira de Empregos será um espaço de oportunidades para trabalhadores da capital e do interior, tanto para estabelecer network e se reposicionar no mercado de trabalho, como para conquistar uma vaga de emprego”.
Segundo os especialistas, o fortalecimento da marca empregadora e a necessidade de transparência no processo de gestão são pontos destacados como relevantes para que o trabalhador seja engajado a fazer parte da empresa. Participaram do painel a representante da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional De Mato Grosso, Ana Cristina Galo; a consultora de gestão de RH, Maceli Vania Voltolini; e o gerente de Educação Profissional e Superior do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso, Marcos Vinicius.
Texto e fotos: Vívian Lessa
Café e Gente e preparação para Feira de Empregos