46 anos do IEL MT: A nova fase do IEL e seu impacto no desenvolvimento econômico das indústrias do estado

25/09/2024 - 08h51
iel
IEL MT se torna umInstituto de Ciência e Tecnologia

Do primeiro passo como estagiário ao sucesso como líder de equipe, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Mato Grosso oferta há 46 anos um leque de serviços inovadores preparando força de trabalho e empresas para os desafios do mundo profissional. Somente neste ano, a instituição já contribuiu para a abertura de mais de 17 mil vagas de trabalho, um banco de talentos de mais de 6 mil estagiários, com cerca de 30 pesquisas de mercado realizadas. Prestes a completar mais um ano de existência, no dia 28 de setembro, a Instituição agora se orgulha também se apresentar como um Instituto de Ciência e Tecnologia, ampliando o acesso a inovação para empresas que buscam o desenvolvimento.

A mudança de posicionamento do IEL MT para agora se tornar um ICT é um desejo antigo que levou nove meses para ser concluído. “A nova instituição surge também para somar esforços aos trabalhos já realizados pelo Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST), que atua no segmento agroindustrial. As indústrias vão precisar do ICT IEL MT para escrever projetos e passar por esse processo inovador da Nova Industria Brasileira. Vamos somar esforços em prol de uma indústria mais moderna e atualizada", disse a superintendente do IEL e Fiemt, Fernanda Campos.

Contratada
Sara procurou o IEL

Para a gerente de Negócios do Instituto, Bruna Faria, o sentimento é de gratidão. "Estamos muito felizes em completar mais um ano de trabalho e poder contribuir para o crescimento econômico de Mato Grosso", afirma. Muito além de números, a contribuição social do IEL é também de transformar vidas, aproximando empresas dos candidatos disponíveis para o mercado de trabalho. “Graças ao IEL hoje eu trabalho em uma empresa muito boa, séria e idônea, onde realmente sinto que posso crescer”, comemorou a vendedora Sara Santana, de 33 anos.

Natural de Minas Gerais, a trabalhadora chegou em Barra do Bugres há dois anos para acompanhar o marido que veio à trabalho. “Me falaram que no Senai, tinha uma analista do IEL que poderia me ajudar com um novo emprego”, disse. Na unidade, a agente de empregabilidade Luzia Santos auxiliou Sara a montar o currículo, destacando os pontos fortes e necessários para uma boa vaga no mercado de trabalho.

“Alguns dias depois que eu cadastrei, recebi um retorno da Luzia avisando que havia uma empresa interessada em fazer uma entrevista comigo. Até melhor do que eu esperava”, conclui a nova contratada. A representante do IEL MT nas dependências do Senai faz parte de um processo de expansão, posicionando como Centro de Empregos da indústria, o Emprega.ind. Até o fim de 2024, o programa vai atuar em 15 cidades em todas as regiões do estado. Os serviços de emprego oferecidos incluem cadastro e atualização de currículos, orientação profissional, intermediação de vagas, encaminhamento para processos seletivos e auxílio no ingresso ao mercado de trabalho.

Sara foi contratada pelo senhor Ariovaldo Moreira, da empresa de nutrição animal Nutribarra, para atuar na área vendas. “Através do Instituto conseguimos contratar três novos colaboradores que têm se desenvolvido excelentemente na empresa”, comemorou ele. Para a coordenadora do Administrativo e Financeiro da empresa, Laura Mariana da Silva, o mais importante foi a relação de parceria estabelecida com o IEL. “Fomos bem atendidos e tiraram todas as nossas dúvidas e nos encaminharam ótimos currículos”, disse Laura.

Feiras

FEIRAS
Foram realizadas Feiras de Empregos em vários municípios

O IEL MT realizou ao longo do ano Feiras de Empregos da Indústria. Mais de 6,3 mil vagas foram ofertadas nas feiras de Emprego da Indústria realizada pelo IEL MT. No total, foram mais de 5,7 mil atendimentos e 121 empresas participantes nos eventos realizados nos municípios de Rondonópolis, Nova Mutum, Sorriso, Várzea Grande, Barra do Bugres, Alta Floresta, Sinop e Cuiabá.

A iniciativa, que segue uma programação realizada ao longo do ano, estimula a geração de empregos, aproximando as indústrias daqueles que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho. O próximo Feirão está agendado para o dia 16 de outubro e será realizado em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá com vagas de trabalho para indústria e comércio.

Pelo programa ‘Nos Trilhos de Mato Grosso’, o IEL MT também realizou Feiras de Emprego em Rondonópolis e Jaciara, nos dias 6 e 8 de agosto, respectivamente. Os eventos foram em parceria com a empresa Rumo, responsável pela construção da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo. A iniciativa prevê ainda capacitação dos trabalhadores que vão atuar na construção do modal ferroviário, por meio dos cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT).

Estágio

Além de empregos, o IEL MT segue firme na intermediação de força de trabalho pelo estágio. Só em 2024 foram cadastrados 2,3 mil novos alunos atuando em parceria com 33 instituições de ensinos e 126 empresa conveniadas. Mensalmente, a instituição realiza encontros promovendo capacitações a esses futuros profissionais, pelo Estágio na Prática. “Essa valiosa iniciativa promoveu uma abordagem contínua e diversificada de temas como comportamento organizacional, trabalho em equipe, ética, valores, entre outros. Isso demonstra o compromisso do IEL em fornecer um aprendizado abrangente e relevante, preparando esses jovens talentos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com maior confiança e competência”, pontuou a coordenadora de RH da empresa Trael, Caroline Feninan.

Semanalmente são mais de 100 vagas ofertadas para estudantes que buscam uma vaga de estágio. Os interessados nessas oportunidades devem preencher um cadastro online e se cadastrar na área desejada Clique aqui. As bolsas são entre R$ 500 e mais de R$ 1,5 mil, além de auxílio transporte para cursos diferentes.

pesquisa
30 pesquisas foram realizadas nos ultimos dois anos

Pesquisa

Tomar decisões que agreguem competitividade e potencializem o crescimento de uma empresa requer a correta análise das informações, o IEL MT também faz. As pesquisas realizadas pelo Instituto vão além da coleta de dados, abrangem análises, comentários, recomendações e conclusões. Nos últimos dois anos

foram realizadas mais de 20 mil entrevistas, para o atendimento de 30 pesquisas contratadas.

“Concluímos com êxito, por exemplo, a entrega da pesquisa de mercado sobre a expansão do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar MT), realizada em 21 municípios do estado. O trabalho teve como objetivo principal mapear as demandas e oportunidades de crescimento dos programas oferecidos pelo Senar”, explicou a coordenadora de Pesquisa do IEL, Lays Fitaroni.

O estudo envolveu uma coleta minuciosa de dados qualitativos e quantitativos. Os resultados revelaram um panorama detalhado de Mato Grosso, identificando regiões estratégicas para a expansão das atividades da empresa contratada, que visa promover o desenvolvimento profissional e aumentar a competitividade no campo. “A entrega dessa pesquisa representa um marco importante no trabalho realizado pelo IEL MT, contratado para conduzir o estudo, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico do estado de Mato Grosso”, disse a pesquisadora.

Texto: Vívian Lessa

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: 0800 777 9737