Sistema Fiemt lança oficialmente o Instituto de Ciência e Tecnologia do IEL Mato Grosso para fortalecer indústrias por meio da inovação
Buscando o fortalecimento das indústrias através da inovação, o Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) lançou oficialmente o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) do IEL Mato Grosso. Com o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação, estimular a cultura inovadora e empreendedora e prover talentos, a instituição vai atuar na orientação das empresas sobre temas elegíveis para cada programa de incentivo, conduzindo a pesquisa e a realização dos relatórios de uso dos benefícios fiscais.
“Esse lançamento é um marco importante para o Sistema Fiemt e para a indústria de Mato Grosso. Momento que celebra o avanço da inovação e o fortalecimento das nossas empresas, atrelando o conhecimento acadêmico às demandas práticas do mercado”, pontuou o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel.
A cerimônia de lançamento contou com a presença do superintendente do IEL Nacional, Paulo Mól, que destacou a importância de atuação do ICT para o crescimento das empresas. “O processo de inovação é complexo e necessita de vários agentes para que o estudo seja colocado em prática. O ICT IEL tem a função de ser um facilitador nesse processo, articulando para que os pesquisadores retornem para dentro das empresas”, disse.
Parceria
A mudança de posicionamento do IEL MT para agora se tornar um ICT, é um desejo antigo que levou pelo menos nove meses para ser concluído. “No modelo sistêmico, para atender todas as casas do Sistema Fiemt (Sesi, Senai e Fiemt), a nova instituição surge também para somar esforços aos trabalhos já realizados pelo Instituto Senai de Tecnologia de Mato Groso (IST), que atua no segmento agroindustrial”, explica a superintendente do IEL e Fiemt, Fernanda Campos.
Segundo ela, o IEL MT cresce no objetivo de se tornar o protagonista na nova onda de industrialização. “As indústrias vão precisar do ICT IEL MT para escrever projetos e passar por esse processo inovador da Nova Industria Brasileira e, junto dom o IST Senai, vamos somar esforços em prol de uma indústria mais moderna e atualizada”, concluiu.
Durante o lançamento, Fernanda conduziu um bate-papo que discutir o tema “Inovação e Tecnologia para um Novo Futuro da Indústria”, com a participação do superintende do IEL Nacional, Paulo Mól, e do especialista em soluções tecnológicas e inovação fundador da Conecta Consultoria, Marcus Taques.
Texto e fotos: Vívian Lessa
Lançamento ICT IEL MT