Exportar para hermanos é opção lucrativa
As relações comerciais entre Mato Grosso e os países da América do Sul estão em ascensão, impulsionadas por fatores como logística, valor agregado, competitividade e tarifas atrativas.
No ano de 2023, as empresas matogrossenses enviaram US$ 1,4 bilhão em produtos para a América do Sul, representando um crescimento de 53% em relação a 2022.
Mato Grosso se destacou como o 8º estado que mais exportou para o continente sul-americano, indicando uma oportunidade para ampliar ainda mais sua presença nesse mercado.
Além de relações comerciais com Argentina, Chile, Peru e Venezuela, Mato Grosso articula com representantes e empresários de outros países vizinhos para estreitar novos mercados.
Atualmente, a América do Sul é o principal destino dos produtos industrializados exportados por Mato Grosso, conforme indicado pelo Índice de Complexidade Econômica de Harvard (PCI), que avalia a diversidade e sofisticação do conhecimento produtivo.
A proximidade geográfica e a demanda por produtos manufaturados por países como Paraguai e Bolívia contribuem para essa concentração, além disso, esses países vizinhos não possuem um parque industrial autossuficiente.
Em comparação com as exportações para a Ásia, onde predominam produtos menos diversificados, Mato Grosso envia 240 produtos distintos para a América do Sul, enquanto para a Ásia, continente que mais compra em volume e receita de Mato Grosso, a variedade é mais restrita, com apenas 90 produtos.
De Porto Estrela para o Paraguai
Com um portifólio diversificado, a empresa Campos Equipamentos e Manutenção, localizada em Porto Estrela, pequena cidade no Oeste de Mato Grosso e a 190 km de Cuiabá, concentra-se na exportação por encomenda de equipamentos exclusivos para mineradoras de calcário para o Paraguai.
“Somos um dos poucos fabricantes no Brasil de moinhos de martelo, rotor para moinho, peneira, correia e mancal. Esses equipamentos operacionmais têm se mostrado essenciais para a aumentar a produtividade nas operações da mineradoras", conta empresária Suzana Campos.
Diferenciais da exportação
Um dos principais fatores a serem considerados ao comercializar com os países do Mercosul é a vantagem do acordo das preferências tarifárias, que resulta na redução de impostos. O Brasil possui acordos que tornam os produtos nacionais mais competitivos.
No ano passado, a empresa VB Alimentos, com sede em Jaciara, a 143 km de Cuiabá, especializada em nutrição animal (pet food) exportou cerca de 2500 toneladas de alimentos para cães e gatos para a América do Sul e Oriente Médio.
“Neste segmento, o Brasil, com destaque para Mato Grosso, tem um grande mercado interno e fontes de matérias-primas que garantem competitividade dessa indústria no mercado global”, afirma o empresário Gustavo Neuenschwander Pacheco, da VB Alimentos.
Revista Indústria de Mato Grosso
Esta matéria foi originalmente publicada na segunda edição da Revista Indústria de Mato Grosso. O periódico está disponível nas versões impressa e on-line, e traz informações sobre o setor industrial, inovação, tecnologia, economia, pesquisa, educação executiva, saúde e segurança no trabalho e outros assuntos ligados às atividades do Sistema Fiemt.
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Texto: Vívian Lessa