Desafios e oportunidades da carne bovina mato-grossense são destaques no podcast Conexão Indústria
Mato Grosso, líder nacional no setor de carne bovina, exibe números impressionantes em sua produção, rebanho e exportações. Com 34 milhões de cabeças de gado, representando 17% do rebanho brasileiro, o estado se destaca tanto em abate quanto em produção. Em 2023, foram abatidas 7,1 milhões de cabeças, resultando em 1,8 milhão de toneladas de carne.
A convite do Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo MT), o presidente da Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Antônio Jorge Carmadelli, participou do Fórum das Cadeias Produtivas, durante a programação da 56ª Expoagro, em Cuiabá.
E claro que o podcast Conexão Indústria, do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), esteve por lá e gravou um bate papo com o médico veterinário e presidente da Abiec que detalha ao longo da conversa os números robustos das exportações do estado que somam 618 mil toneladas de carne, 20% do total nacional, com principais destinos como China (50,6%), Emirados Árabes (4,9%), e União Europeia (4,2%).
Aliás, a China se consolidou como o maior importador, adquirindo 52,22% da carne exportada pelo Brasil em 2023. Em termos financeiros, Mato Grosso gerou US$ 1,78 bilhão em exportações de carne bovina, reforçando sua importância econômica.
Ainda durante o episódio, Carmadelli destaca os números expressivos do setor que enfrenta desafios e tendências de consumo que influenciam o mercado. Na China, observa-se um aumento na urbanização e na renda, favorecendo o consumo de carne bovina. Esse mercado, no entanto, também está cada vez mais preocupado com questões socioambientais, como bem-estar animal e emissões de carbono.