Sistema Fiemt ultrapassa a marca de 100 mil matrículas em cursos de formação profissionalizante para indústria
O Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) efetivou 106.079 matrículas nos anos de 2023 e 2024. As formações realizadas em 128 municípios do estado abrangem desde programas de aprendizagem industrial e cursos técnicos em áreas de alta demanda até pós-graduações focadas na competitividade das indústrias locais.
"Com essa atuação reafirmamos nosso compromisso com a formação de profissionais e a empregabilidade, o crescimento sustentável e a expansão da indústria em Mato Grosso. Investimos continuamente na educação profissional para promover um ambiente de negócios competitivo e sustentável", afirma o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel.
O Senai é a principal instituição formadora em profissões técnicas no país e somente nos últimos 18 meses atendeu 13.299 empresas em Mato Grosso, como a indústria de bioenergia FS Fueling Sustainability que ofertou em parceria com o Senai MT um programa de capacitação customizado e alinhado aos investimentos da companhia nos municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Primavera do Leste.
“O mercado de trabalho passa por uma inevitável transformação, ocasionada principalmente pela adoção progressiva de novas tecnologias industriais e a crescente demanda por profissionais qualificados. Quando o assunto é capacitação profissional e produtividade, o Senai MT é o principal parceiro da indústria. Investimos continuamente na sua estrutura física, tecnológica e na atualização dos profissionais para que estejam aptos a apoiar a indústria do estado nos desafios de competitividade”, aponta o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini.
Melhoria da produtividade
Por meio de trabalhos especializados que envolvam a tecnologia e a inovação, o Instituto Senai de Tecnologia promove aumento na produtividade, eficiência energética, otimização de processos e logística. Os serviços são direcionados para potencializar as indústrias do estado por meio de projetos de inovação, consultorias, serviços de análises laboratoriais, entre outros. Neste universo de formação e prestação de serviços realizados no estado, o Senai MT ultrapassou a marca 16 mil atendimentos realizados para mais de 600 empresas em serviços de melhoria da produtividade, ensaios laboratoriais e inovação.
Empregabilidade em Mato Grosso
O crescimento industrial de Mato Grosso é evidenciado pelo último levantamento da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE, onde o estado registrou o segundo maior crescimento do país. A produção industrial aumentou 2,5% entre março e fevereiro deste ano, impulsionada pelos setores de alimentos, bebidas, biocombustíveis e minerais não metálicos.
Este crescimento resultou na criação de 3.733 novos postos de trabalho no setor industrial em abril, segundo o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Os dados analisados pelo Observatório da Indústria do Sistema Fiemt apontam que a alta demanda de mão de obra do setor produtivo decorre do constante desenvolvimento industrial do estado.
Centro de Empregos da Indústria
Criado com o foco de identificar candidatos que mais atendam ao perfil solicitado pelas empresas, o Centro de Empregos da Indústria agiliza o processo de contratação colaborando com o desenvolvimento do negócio. Nos últimos 18 meses foram mais de 40 mil profissionais encaminhados para o mercado de trabalho num cenário de 22.570 vagas de trabalhos atendidas nas indústrias mato-grossenses.
O Emprega.ind é executado por meio dos agentes de empregabilidade que estão lotados em cada uma das unidades do Senai no estado, com a expertise para encaminhar os profissionais que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho formal. Além disso, são realizadas Feiras de Empregos nas cidades no interior do estado, como Rondonópolis, Nova Mutum, Sorriso, entre outras, para colaborar com o preenchimento das vagas e aproximação do público com os empregadores.
“Com a mudança de estratégia de atendimento do IEL em Mato Grosso, conseguimos aproximar com as indústrias do estado e passamos a entender com mais profundidade as demandas, além de preencher as vagas com mais assertividade. É construção de relacionamento com mais de 700 indústrias parceiras do programa”, reforça a superintendente da Fiemt e IEL MT, Fernanda Campos.
Educação de Jovens e Adultos
O programa do Sesi atingiu a marca de 6783 matrículas nos últimos 18 meses. A EJA tem como objetivo promover educação de qualidade com base na inclusão dos jovens e adultos que não concluíram os estudos e, muitas vezes, se sentem desqualificados. A partir das aulas inaugurais, a instituição segue com a metodologia do Reconhecimento de Saberes pelo período de 40 dias.
“O aluno é avaliado a partir dos conhecimentos que desenvolveu em ambientes formais, não formais e informais reconhecidos, validados e certificados. Nessa metodologia, o diploma pode ser obtido em até 4 meses. A metodologia tem transformado vidas em torno da educação”, aponta o superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim.
A modalidade de ensino é dividida por áreas do conhecimento. São quatro itinerários formativos: Linguagens e seus Códigos, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e os temas serão ministrados por professores do Sesi MT. As aulas são 80% on-line, e 20% presencial, com encontro presencial por semana nas unidades do Sesi, em cada polo.
Com essas iniciativas, o Sistema Fiemt fortalece a empregabilidade e o crescimento industrial em Mato Grosso, promovendo um futuro mais competitivo e sustentável para o estado.
Texto: Amanda Simeone
Sistema Fiemt ultrapassa a marca de 100 mil matrículas