Senai e IEL irão recrutar e capacitar mais de 4 mil pessoas para trabalhar na construção da ferrovia estadual gerenciada pela Rumo

30/01/2024 - 09h38
rumo
Os contratos IEL Senai são com a Rumo, mas quem vai
contratar são as construtoras que estão fazendo a obra
Foto: Divulgação

O Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT), irá selecionar, recrutar e capacitar mais de 4 mil pessoas para trabalhar na construção da Ferrovia Estadual Senador Emílio Vuolo, gerenciada pela empresa Rumo.

Iniciada em novembro de 2022, as obras da nova ferrovia terão mais de 700 quilômetros de extensão e irá conectar os municípios de Rondonópolis, Cuiabá e Lucas do Rio Verde. Com previsão de ser concluída em prazo máximo de 10 anos, as obras vão abranger 16 municípios mato-grossenses, estimulando a geração de empregos diretos e indiretos.

O Senai MT irá ofertar os cursos de qualificação profissional para a construção civil, com formação em: ajudantes de obras, armador de estruturas, carpinteiro de obras, encarregado/mestre de obras com ênfase em terraplanagem e construção, o operador de caminhão basculante, operador de caminhão pipa, operador de caminhão guindauto, operador de escavadeira e construtor de alvenaria.

Já o IEL MT irá selecionar e recrutar os trabalhadores, disponibilizando o Banco de Talentos dos formados nos cursos. O recrutamento será feito após o cadastro dos currículos e triagem dos profissionais para as vagas disponíveis. Os contratos IEL Senai são com a Rumo, mas quem vai contratar são as construtoras que estão fazendo a obra.

O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, explica que o projeto visa contribuir para o desenvolvimento de Mato Grosso, por meio de capacitações técnicas e geração de oportunidade de empregos. “Há uma expectativa muito grande com a conclusão dessa ferrovia, que vai trazer muitos benefícios para toda a economia mato-grossense, aproximando a produção dos portos de escoamento, reduzindo custos e dando condições de competitividade das empresas instaladas no estado, além de gerar emprego e renda para a população”.

lideres
A geração de empregos será um dos grandes legados da
ferrovia

“É uma obra que contribui diretamente para a economia de Mato Grosso e consequentemente para o Brasil. A demanda por profissionais nestes setores será recorrente nos próximos anos e os projetos de capacitação são essenciais para a execução dos serviços requisitados”, destaca o gerente de Cultura, Atração, Diversidade e Marca Empregadora da Rumo, Tiago Proba.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Miranda, destacou que a taxa de desemprego em Mato Grosso é uma das menores do país e um dos maiores desafios dos empregadores é conseguir mão de obra qualificada para ocupar os postos de trabalho em aberto.

“Mato Grosso é uma terra de oportunidades e ações como esta do Senai e do IEL em qualificar e empregar essas pessoas são fundamentais, pois tem muitos trabalhadores que podem mudar de área, mas falta qualificação e jovens inexperientes em busca de uma chance. Essa capacitação vai formar essa mão de obra que a Rumo precisa, oferece possibilidade de uma nova profissão aos trabalhadores e todos saem ganhando”.

A geração de empregos será um dos grandes legados da ferrovia. Desde que os trabalhos foram iniciados, a ferrovia já mobilizou mais de 1.000 profissionais na construção do primeiro viaduto ferroviário de Rondonópolis entregue no primeiro semestre de 2023 e em outros cinco viadutos que estão em construção entre Rondonópolis e Juscimeira. A empresa também está executando a terraplanagem por 35 km do traçado projetado que segue em direção ao Médio-Norte. As inscrições poderão ser feitas no Centro de Empregabilidade do IEL MT localizado na unidade do Senai de Rondonópolis.

Texto: Vívian Lessa

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549