Podcast | Último programa da primeira temporada traz balanço de atuação do Sistema Fiemt em 2023

19/12/2023 - 16h15
Conexão Indústria
O podcast Conexão Indústria volta em 2024 com uma nova
temporada

O 20º episódio do podcast Conexão Indústria, apresentado pelos jornalistas do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Amanda Simeone e Eduardo Cardoso, faz uma retrospectiva das atividades realizadas pelo Sistema Fiemt em 2023. O episódio que marca o encerramento da primeira temporada do programa contou com a participação do presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, que destacou as grandes atividades durante o seu primeiro ano de mandato.

Durante o bate-papo, o presidente destacou a relevância do Sistema Fiemt para a indústria e o desenvolvimento sustentável do estado, lembrando que a entidade está cada vez mais próxima da indústria e da sociedade, por meio de diversos canais de comunicação, incluindo o podcast.

Ouça:

O presidente também ressaltou o avanço da indústria em Mato Grosso, que é uma das que mais cresce no Brasil. Ele citou exemplos práticos das atividades realizadas em 2023.

A Fiemt monitorou 249 projetos legislativos, auxiliando na aprovação ou arquivamento de iniciativas que impactavam a indústria. Além de estar mais perto dos sindicatos, auxiliando na atualização de estatutos, promoção de eventos, construção de planejamento estratégico e reforma do Centro Sindical. Destaque também para as missões internacionais, que levou empresários para China, Índia e Israel para que eles pudessem trazer insghits e buscar inovações.

Já o Senai realizou mais de 72 mil matrículas em cursos profissionalizantes e de educação superior e ampliou importantes parcerias com o governo do estado e prefeituras para ofertar qualificação profissional. O IEL realizou 13 mil atendimentos e prestou serviços a mais de 400 indústrias em todo o estado, além de expandir sua atuação para todas as 12 unidades do Senai em Mato Grosso.

Por fim, o Sesi realizou atendimento recorde em 2023 nas áreas de saúde e segurança do trabalho, com apoio à 40 mil trabalhadores e 950 empresas. Além de realizar o programa Base Segura, importante iniciativa para o setor de base florestal, ampliar as ações de ginástica laboral e inaugurar o restaurante do Trabalhador em Lucas do Rio Verde. Na área educacional, a entidade anunciou a construção de uma escola em Sorriso e está finalizando a reforma das unidades em Cuiabá e Várzea Grande.

Ao longo do programa, o presidente destaca também a modernização da gestão interna no Sistema Fiemt e o forte trabalho de mudança cultural e valorização dos trabalhadores. O episódio encerra a primeira temporada do podcast Conexão Indústria, cujo objetivo é conectar a indústria e a sociedade, mostrando as ações e serviços do Sistema Fiemt.

Ouça os outros episódios

Texto: Eduardo Cardoso

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549