Cultivando a liderança 4.0: preparação para empresas de destaque no mercado atual
Já avaliou o modelo de liderança da sua empresa? Estruturas de comando e controles tradicionais estão deixando o mercado para dar lugar à flexibilização organizacional, e isso pode tornar seus concorrentes mais ágeis, pois estruturas mais planas tendem a dar ênfase em equipes interdisciplinares, criando um ambiente colaborativo, criativo, e claro, saudável.
- Adaptabilidade e aprendizado contínuo porque é orientada pela tecnologia em um mundo digital e em constante mudança.
- Habilidades sociais porque é focada no desenvolvimento humano.
- Pensamento estratégico porque ambientes de negócios são complexos e incertos.
- Ética e responsabilidade social porque o mundo está conectado e as decisões devem ser tomadas em prol não somente da empresa, mas da sociedade como um todo.
- Transparência e comunicação eficaz porque não há tempo a perder e é necessário manter todos informados e engajados.
- E, claro, técnica porque o mercado de trabalho está cada vez mais disputado e para estar entre os melhores é preciso ser altamente qualificado.
A liderança 4.0 nada mais é que uma resposta a rápida aceleração de tecnologias avançadas e a adoção delas por empresas, forçando seus líderes tradicionais a se adaptarem. A entrada dos "nativos digitais” (geração y/millenials) no mercado de trabalho também teve grande influência, pois vivenciaram as grandes mudanças que a popularização da internet trouxe para a rotina da sociedade.
Conseguiu perceber como é uma mudança cultural?
Mas essa transformação deve começar agora e é de extrema importância para se adaptar às demandas da era da Indústria 4.0 e das mais diversas tecnologias que existem e existirão ainda. O processo requer tempo, esforço e comprometimento de todas as equipes! Vamos começar a promover a liderança 4.0 dentro da sua empresa? Aqui vão algumas ideias:
- Engaje a alta direção porque são os principais exemplos a serem seguidos e, portanto, o comprometimento deles é essencial.
- Faça avaliação de competências, feedbacks para entender quais pontos são fortes e quais precisam ser melhorados.
- Monitore, defina métricas e avalie a evolução dos membros da equipe conforme o objetivo de cada um.
- Premiações e recompensas levantam a moral e deixam funcionários mais engajados.
- Invista em programas de desenvolvimento para sua equipe estar em constante aprendizado e atualizada.
E como começar a aplicar essas ideias desde já? A resposta está na imagem abaixo.
ÚLTIMA TURMA DO ANO! ÚLTIMAS VAGAS!
Essa é a oportunidade que te dará o passo a passo de como se tornar um líder por meio da comunicação eficiente, gerenciamento de equipes, inteligência emocional, e muitas outras competências.
Saiba mais aqui ou clique na imagem.