Liderança eficaz: desvendando a inteligência emocional

20/10/2023 - 08h01
Inteligência emocional é a chave da liderança eficaz

Se você está entre razões e emoções, a saída é investir na sua Inteligência Emocional. E o segredo dela é muito mais simples do que parece: não é sobre controlar, e sim sobre identificar e fazer a gestão correta das emoções. 

Ou seja, não conseguimos dominar o que nós sentimos, mas podemos compreender. Essa característica é denominada de autoconhecimento, um dos principais pilares da inteligência emocional. Pode até parecer fácil conhecer a si mesmo, mas vamos admitir... na prática, algumas situações podem surgir e tornar a tarefa de fazer a gestão das emoções bastante árdua.

Mas porque essa habilidade é tão importante para o mercado de trabalho?” 

Imagine a cena: você está recebendo um feedback com análises sobre o seu trabalho e os pontos que podem ser melhorados. Uma mensagem construtiva está sendo passada ali para alinhar o que a empresa espera de você e o seu desenvolvimento interno. 

Ao invés de enxergar como uma forma de alcançar seu potencial, você começa a ter uma visão negativa sobre a situação, entra em modo defensivo afirmando que o gestor ou colega não entende seu trabalho, podendo até mesmo levantar a voz. 

Esta é uma reação comum de pessoas que possuem baixa inteligência emocional, pois demonstra falta de empatia pelo ponto de vista do outro, baixo controle do próprio comportamento, e ausência de ferramentas mentais para superar a frustração, criando situações conflituosas e desnecessárias.  

Profissionais com alta inteligência emocional tendem a trabalhar melhor em equipe, lidar melhor com a pressão, a resolver conflitos evitando atritos, a tomar decisões fundamentadas e mais ponderadas e a construir bons relacionamentos. Características essas intrínsecas aos cargos de liderança.  

E, além de tudo isso, essa habilidade ainda traz o poder de compreender as emoções dos outros porque ao conhecer nossas próprias forças e fraquezas, nós conseguimos enxergar com mais facilidade o mesmo nos indivíduos que convivemos diariamente. 

A inteligência emocional não deve ser tratada como um diferencial, mas um requisito para empresas que buscam lideranças eficientes e com máxima performance de resultados. Um líder que possui empatia, autoconhecimento, autogerenciamento e boas relações interpessoais motiva equipes a trabalharem melhor, diminuindo o estresse e aumentando a produtividade. 

Como está a sua inteligência emocional? Você está preparado para ser um líder inspirador e respeitado? 

O IEL está com inscrições abertas para o curso “Primeiros Passos para a Liderança” voltado para profissionais que estão em cargo de liderança pela 1ª vez ou em preparação para assumir. E logo no 1º módulo já começamos a trabalhar sua Inteligência Emocional. 

Inscrições abertas

Desbloqueie o líder que existe em você em uma trilha presencial de 54h para desbloquear líderes em potencial! 

Saiba mais aqui ou clique na imagem acima. 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549