IEL MT fecha parceria com Pastoral dos Migrantes em Cuiabá e estimula contratação de estrangeiros para o mercado de trabalho
O Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso (IEL-MT) firmou parceria com o Centro de Pastoral para Migrantes – Cuiabá para fortalecer o processo de captação e encaminhamento de estrangeiros para o mercado de trabalho. A ação vem de encontro as necessidades da indústria em suprir a necessidade de força de trabalho paras as vagas ociosas no setor. O termo de parceria foi assinado nessa quarta-feira (11.10).
“É uma parceria positiva que visa estimular o mercado de trabalho mato-grossense. Estamos vivendo em um momento em que a oferta de vagas é maior que a procura e temos, do outro lado, a situação dos migrantes que chegam em nosso estado almejando trabalho”, disse o coordenador de Desenvolvimento de Carreiras do IEL MT, André Marcon.
Segundo ele, o IEL irá atuar na captação e encaminhamento de pessoas para o mercado de trabalho atendendo também a públicos distintos no meio empresarial. “Há empresas que precisam de profissionais, mas não sabem que podem contratar estrangeiros, e desconhecem o caminho que deve percorrer para a efetivação desse profissional. Também temos indústrias que já oferecem vagas distintas para esse público”.
O diretor da Pastoral, Valdecir Mayer Molinari, ressalta que uma parte dos estrangeiros atendidos pela instituição possui qualificação, porém, a dificuldade da língua impede que ocupem cargos mais remunerados. Atualmente, a pastoral atende mais de 1 mil migrantes, entre venezuelanos, haitianos, bolivianos, colombianos, em outros. Desses, abrigam cerca de 100 na própria sede da Pastoral.
“A demanda por emprego é grande. Recebemos entre 5 e 10 pedidos de trabalho diariamente. A Pastoral auxilia no processo de documentação e regularização desse trabalhador, mas precisamos de parcerias como a do IEL para agilizar o processo”, conta.
Texto: Vívian Lessa