Conexão Indústria: pessoas com deficiência e o mercado de trabalho
A entrada de pessoas com deficiência no mercado de trabalho está garantida por lei desde 1991, entretanto, a falta de conhecimento das empresas e meios para incluírem essa população, além da baixa escolaridade devido a dificuldade de acesso à educação colaboram para que a empregabilidade das pessoas com deficiência continue baixa.
O episódio do Conexão Indústria desta semana é com auditora fiscal do Ministério do Trabalho, Caroline Mendes, responsável pela inspeção nas empresas pelo cumprimento da Lei de Cotas (art. 93 da Lei 8.213/91). A profissional está há 12 anos na instituição e atualmente trabalha diretamente na sensibilização das empresas para inclusão de pessoas com deficiência.
A legislação que exige que empresas com mais de 100 trabalhadores ou mais devem preencher pelo menos 2% dos cargos para pessoas com deficiência e para as empresas que possuem mais de 1000 funcionários, a reserva precisa ser em torno de 5% dos cargos.
O Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso, por meio do Sesi e Senai, possui um programa de formação e contratação de pessoas com deficiência nas unidades da instituição. Atualmente as indústrias de bioenergia do estado, por meio do BioInd, possuem um projeto para formação e empreganilidae de pessoas com deficiência.
Conexão Indústria
O podcast “Conexão Indústria” tem a missão de te conectar com o setor produtivo que atualmente emprega mais de 165 mil pessoas em cerca de 12 mil estabelecimentos industriais e que, anualmente, gera R$ 6,8 bilhões em arrecadação de impostos e injeta R$ 4,1 bilhões em massa salarial na economia mato-grossense. A periodicidade do programa é semanal, a apresentação do podcast dos jornalistas Eduardo Cardoso e Amanda Simeone, coordenado pela gerente corporativa de Comunicação Institucional do Sistema Fiemt, Ana Rosa Fagundes.
Ouça o episódio:
Texto e gravação: Amanda Simeone