Conexão Indústria: educação profissional como meio de transformação social
O ensino profissionalizante é apontado por especialistas como uma importante via de acesso a postos de trabalho melhor remunerados, e por isso o fomento da educação profissional torna-se um meio necessário para a transformação social que o país necessita. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é uma das principais instituições no Brasil que trabalha com ensino voltado para o mercado de trabalho.
O episódio 008 do Conexão Indústria, o podcast do Sistema Fiemt, é com o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, que traz a perspectiva da educação profissional como recurso fundamental para distribuição de renda, diminuição da desigualdades sociais e formação de jovens para o mundo do trabalho.
O diretor ainda comenta o relatório "Education at a Glance 2023" que mostra que 11% dos alunos do ensino médio entre 15 e 19 anos estão matriculados em programas profissionais, enquanto a média dos países-membros da OCDE é de 37%.
O Brasil é o 3º 'pior país' em investimentos por aluno e poucos jovens no ensino profissionalizante ficando à frente apenas do México e da África do Sul, em ranking que inclui parceiros do grupo. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) — um grupo de países que é referência em desenvolvimento humano e PIB per capita (produto interno bruto por habitante).
Conexão Indústria
O podcast “Conexão Indústria” tem a missão de te conectar com o setor produtivo que atualmente emprega mais de 165 mil pessoas em cerca de 12 mil estabelecimentos industriais e que, anualmente, gera R$ 6,8 bilhões em arrecadação de impostos e injeta R$ 4,1 bilhões em massa salarial na economia mato-grossense.
A periodicidade do programa é semanal, a apresentação do podcast dos jornalistas Eduardo Cardoso e Amanda Simeone, coordenado pela gerente corporativa de Comunicação Institucional do Sistema Fiemt, Ana Rosa Fagundes.
Ouça o episódio:
Texto e gravação: Amanda Simeone