Participação de equipes do Sistema Fiemt em Festival reforça vocação para robótica

08/08/2023 - 11h50
torneio robótica
Robô da equipe "Agrobot" durante partida na arena no RJ

A vocação para robótica das escolas Sesi e Senai do estado foram reforçadas com a participação de quatro equipes do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) no Festival Sesi de Robótica Off-Season 2023, realizado no Rio de Janeiro na última semana. Os estudantes do Sesi e Senai MT competiram nas três modalidades do torneio: F1 In Schools com o time “Tucaré” do Sesi Escola Cuiabá, FIRST Tech Challenge (FTC) com a “Dumonters” do Sesi Escola Várzea Grande e FIRST Robotics Competition (FRC) com as equipes “Agrobot” do Senai Rondonópolis e “Agrotech” do Senai Várzea Grande.

Ao longo de quatro dias intensos mais de 600 jovens de 24 estados estavam reunidos na Marina da Glória na capital fluminense com um objetivo em comum: a robótica. Cada modalidade exige dos alunos competências específicas, mas todas envolvem trabalho em equipe, raciocínio lógico, estratégia e tecnologia para desempenho das missões ao longo da competição.

tucare torneio robótica rj
Equipe de alunos da Tucaré com a técnica Mara Farias

No caso da modalidade F1 in Schools em que os alunos projetam e constroem um carro em miniatura de Fórmula 1, que corre em uma pista de 20 metros impulsionado por um cilindro de CO2, além da criação de uma marca com análise de projeto, gestão, marketing e engenharia.

“F1 é um programa educacional de empreendedorismo que exige muita concentração dos alunos, porque além projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de Fórmula 1, os jovens são desafiados a criar uma empresa que funcionará como uma escuderia. Durante o torneio eles passam por apresentações verbais de todas as áreas desenvolvidas e a montagem do Pit Display (estande) com criatividade, sustentabilidade e inovação. E os jurados analisam tudo. Os alunos precisam manter a calma, treinar e confiar em si mesmos, e hora de mostrar tudo que desenvolveram com muito maestria”, comenta a professora Mara Farias, uma das técnicas da equipe.”, comenta a professora Mara Farias, uma das técnicas da equipe.

dumonters torneio rio de janeiro
Alunos da Equipe "Dumonters" no Festival carioca

Baseado na lógica STEAM, a metodologia utilizada pelas escolas Sesi e Senai são referências quando se trata do ensino atualizado, tecnológico e preparatório para o mundo real. A metodologia é fundamentada na formação de pessoas com diversos conhecimentos, desenvolvimento de valores e principalmente no protagonismo do estudante.

A equipe “Dumonters” compete na modalidade FTC e construíram e programaram robô de médio porte, de até 19 kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis para que cumpram as atividades como carregar discos e blocos, em uma arena. Competindo pela última vez, o aluno Ryan Juliani se emociona ao se despedir das arenas. O jovem participa de competições desde a modalidade FLL com alunos até 12 anos. “É muito mais do que a competição e os robôs, passamos muito tempo pensando em tudo e saber que é minha última vez me deixa muito emocionado por ter que me despedir”, conta.

equipe dumonters
Técnico Carlos Juliani e seu filho Ryan emocionados

Técnico das equipes do Sesi, o analista de educação tecnológica, Carlos Juliani que também é pai do Ryan, conta sobra a relação que é criada com os alunos ao longo dos treinos e competições. “Além de transmitir conhecimentos em robótica, eles se tornam confidentes e até mesmo conselheiros, acompanhando o crescimento e desenvolvimento dos alunos. É uma experiência incrível que envolve não apenas conceitos técnicos, mas também emoções genuínas”, relata. 

Equipe do Sesi Escola VG conquista prêmio em festival de robótica na modalidade FTC

Elemento central da competição, os conceitos que permeiam a robótica como engenharia, criatividade e inovação estão inseridos em todas as etapas da disputa, desde a criação das equipes, nome do time e claro na programação do robô. Na modalidade FRC, assim como na FTC, os alunos precisam formar alianças com outras equipes e isso requer habilidades de análise de jogo, além de estratégias para alcançar o objetivo.

agrobot premio rio de janeiro
A líder da equipe Letícia com o prêmio "control award"

A equipe do Senai Rondonópolis foi escolhida pelos jurados do Festival carioca como os jogadores que tiveram o melhor controle do robô. A categoria analisa a identificação e descrição da inovação do sistema de controle e o grupo de Rondonópolis foi escolhido pelos jurados. Control award é a função que possibilita rastrear a concepção, projeto, fabricação/montagem ou implantação do robô. Letícia Freitas, líder do time rondonopolitano, participou pela terceira vez da competição sendo uma delas nos Estados Unidos e afirma que as competições garantem evolução de todos. 

“Participar da competição pela terceira vez esse ano foi muito bom. Todas as experiências que a gente teve tanto foram inesquecíveis e isso nos proporcionou muito aprendizado. Então a gente pôde evoluir muito como equipe. Tivemos várias oportunidades e abraçamos cada uma delas”, comenta a jovem.

agrotech rio de janeiro
Equipe de alunos da FRC do Senai de Várzea Grande

Competições internacionais

Somente neste ano de 2023 duas equipes do Sistema Fiemt participaram de competições internacionais. A “Tucaré” foi campeã internacional na Final Nacional da F1 in Schools dos Emirados Árabes Unidos. A escuderia foi a única representante brasileira no evento e mostrou que Mato Grosso tem muito talento e potencial na área de ciência e tecnologia. A competição reuniu 40 equipes, de 82 escolas, com participação de cerca de 400 estudantes.   Confira aqui a participação

Já a “Agrobot” foi campeã nacional do torneio de robótica em Brasília neste ano e disputou a fase internacional em Houston, nos Estados Unidos. A equipe de Rondonópolis disputou na modalidade FIRST Robotics Competition (FRC) com robôs de até 1.30m e 55kg.   Confira aqui a participação.  

O diretor técnico das equipes de FRC do Senai MT, Diego Andrade, reforça que a participação de alunos nas competições faz parte de uma série de investimentos que a instituição tem feito no segmento. “Nos últimos meses nós trouxemos para Mato Grosso professores especializados nas competições de robótica para mentorar os alunos que participam das competições. Estamos buscando profissionais e equipamentos cada vez melhores para tornar nossa instituição referência em tecnologia e robótica”, reforça.

Texto: Amanda Simeone

Fotos: Amanda Simeone - Comunicação Institucional / Eva Nogueira e Rayane Gazola - Marketing

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: 0800 777 9737