IEL MT conecta estudantes PCDs que queiram estagiar a vagas em empresas

23/06/2023 - 09h48
PCD
Estagiário PCD não perde benefício de prestação continuada
Foto: Divulgação

A adoção de políticas inclusivas nas empresas é fundamental para garantir a igualdade de oportunidades para todos os colaboradores. O estágio é um importante instrumento para combater a exclusão social. Nesse sentindo, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) oferece um programa que também visa proporcionar oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A iniciativa beneficia não somente os profissionais com deficiência que, historicamente, têm encontrado barreiras para o acesso a oportunidades de emprego, mas também as empresas, ao agregar diversidade e ampliar a qualidade de seus serviços.

“Entre os benefícios oferecidos pelo estágio PCD IEL estão o treinamento em habilidades profissionais, orientação e suporte durante todo o processo de estágio, remuneração compatível com o mercado, e o acesso a oportunidades de trabalho em empresas que valorizam a inclusão de pessoas com deficiência”, pontua o coordenador de Desenvolvimento de Carreiras do IEL MT, André Marcon. Segundo ele, também é importante ressaltar que o estagiário PCD não perde o Benefício de Prestação Continuada (BPC) caso receba.

Na garantia desses direitos, há uma Legislação específica sobre Estágio (Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008) que assegura às pessoas com deficiência o percentual de 10% das vagas oferecidas pela empresa. Um importante diferença é a dispensa do prazo máximo de duração do estágio, ou seja, o tempo de estágio para PCD pode equiparar com o término do curso.

Os interessados nas vagas de estágio devem preencher um cadastro online e se cadastrar na área desejada Clique aqui. Para mais informações, entre em contato pelo (65) 3611-1680/3611-1670 via whatsapp ou ligação.

Números

Em Mato Grosso há 186 mil pessoas com algum tipo de deficiência, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2019 e Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) copilados pelo Observatório da Indústria da Fiemt.  Do total de pessoas com deficiência mato-grossenses, 41% (77 mil) são do sexo masculino e 59% (109 mil) do sexo feminino.

Na desagregação por raça/etnia, os declarados como pardos/pretos são maioria com 72% (134 mil) e branca com 27% (50 mil). Em relação a faixa etária, a proporção com 60 anos de idade ou mais é maioria com 40% (75 mil), seguida pela faixa etária de 40 a 59 anos de idade com 36% (67 mil).

Quanto ao grau de instrução: sem instrução e fundamental incompleto com 64% (114 mil), fundamental completo e médio incompleto com 13% (22 mil), médio completo e superior incompleto com 20% (36 mil) e superior completo com 3% (6 mil).

Emprego PCD

Além de estágio, o IEL MT faz a intermediação da empresa que oferece vagas de trabalho com os trabalhadores PCD. Atualmente, há oportunidades para trabalhar em supermercados, hospital e outras empresas atuantes em Cuiabá. As vagas são para operador de caixa, auxiliar administrativo, operador de loja e apoio administrativo.  Para ter acesso às vagas de emprego é preciso que o interessado se cadastre pelo site Clique aqui.

Ações

Com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência, por meio de formações profissionais para um público que tem acesso restrito à educação e, consequentemente, menor espaço no mercado de trabalho, as indústrias de Bioenergia de Mato Grosso, representadas pelo Bioind-MT e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) lançaram o programa de aprendizagem Mais Possibilidades (+Possibilidades).  Somam 300 vagas abertas para as seguintes cidades: Sorriso, Lucas do Rio Verde, Barra do Bugres, Nova Olímpia, Tangará da Serra, Cáceres, Sinop, Nova Mutum e Campos de Júlio. O curso terá duração de um ano, sendo seis meses de estudo nas unidades do Senai, além de atuação prática nas indústrias. 

Dentro do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) já atuam trabalhadores que se formaram na primeira turma de aprendizagem para pessoas com deficiência do Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Mato Grosso. A cerimonia de formatura foi realizada em abril deste ano e elebrou a vitória de 23 aprendizes com algum tipo de deficiência que concluíram 900 horas de formação.

Texto: Vívian Lessa

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: 0800 777 9737