Fórum da Indústria: importância da mobilização do setor na discussão da reforma tributária marca debate
A importância da mobilização do setor industrial marcou o debate do Fórum da Indústria de 2023, realizado nesta quinta-feira (11.05), Cáceres. Com o tema “Reforma tributária e perspectivas econômicas”, o evento deste ano reuniu empresários da região sudoeste de Mato Grosso e tratou das mudanças que mais impactarão a indústria. Também serão realizadas edições em Rondonópolis, Sinop e Cuiabá.
O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Silvio Rangel, destacou que a reforma tributária é necessária para o Brasil, especialmente no que se refere a simplificação do sistema. No entanto, alguns pontos das propostas que estão tramitando no Congresso geram preocupação para os estados que estão em fase desenvolvimento industrial e que utilizam de incentivos para atrair empreendimento, como é o caso de Mato Grosso.
“É necessário reconhecer que a reforma tributária é muito importante para o país, principalmente no aspecto da simplificação. No entanto, é preciso uma mobilização do nosso setor para discutir alguns pontos, como a garantia de desenvolvimento regional por meio de incentivos, instrumento importante para compensar pontos como a falta de infraestrutura logística e distância dos grandes centros consumidores. Essa é um tema que está sendo discutido atualmente no Brasil e por isso foi escolhido para debate em nosso Fórum este ano”, disse o presidente.
Jornalista e economista, Denise Campos de Toledo, trouxe o panorama político do momento atual no país e evidenciou as principais mudanças e entraves propostos na PEC 45, que tramita na Câmara dos Deputados, e na PEC 110 que está no Senado. “Todos querem uma reforma que simplifique o sistema tributário, reduza custos provenientes da complexidade e de distorções. No entanto, o desafio é fazer uma melhor do que a atual. A transição para o sistema proposto pode ser complexa, com maior taxação de alguns setores e corte de incentivos, afetando políticas setoriais e regionais”, alertou.
O presidente do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon-Sudoeste), José Providência Rocha, agradeceu em nome dos industriários da região, a realização do Fórum pela 2ª vez em Cáceres. “Nós ficamos muito felizes com esse evento aqui pela segunda vez e tenho certeza que quem participou saiu daqui sabendo um pouco mais”, disse.
O Fórum da Indústria faz parte da programação do “Mês da Indústria” promovido pelo Sistema Fiemt. Na próxima sexta (18.05), o Fórum da Indústrias 2023 será realizado em Rondonópolis, na segunda (22.05) em Sinop e finalizam em Cuiabá com palestra do economista Paulo Rabello de Castro.
Visitas TRC e ZPE
Como parte da programação do mês da indústria, a comitiva do Sistema Fiemt em conjunto com os representantes dos sindicatos da região, do metalomecânico, metalúrgico e elétrico (Sindimec-Sudoeste), da construção civil (Sinduscon-Sudoeste) e da alimentação (SIA Cáceres) visitaram nesta quinta-feira (11.05) a indústria TRC, maior empresa produtora e vendedora de madeira teca do Brasil.
Além da indústria madeireira, a equipe visitou a Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Cáceres, que após 30 anos de idealização, entrará em funcionamento nos próximos meses.
Texto: Amanda Simeone