Sistema Fiemt promove Fórum da Indústria itinerante e realiza debate sobre cenários econômicos e gestão de pessoas
Para celebrar o Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio, as instituições que integram o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt, Sesi, Senai e IEL) realizam ao longo deste mês o Fórum da Indústria MT 2022. A programação será realizada na capital e no interior do estado, e contempla diversos eventos importantes para o setor, entre palestras sobre economia e gestão de pessoas, homenagens, inaugurações e ações culturais e socioambientais.
Para debater o cenário econômico e propor estratégias para enfrentar os desafios e as oportunidades, o economista Luís Artur Nogueira vai percorrer as cidades de Sinop (11/05), Cáceres (16/05) e Rondonópolis (19/05) para apresentar as tendências e possíveis soluções no atual cenário de retomada econômica. A programação também prevê visita às indústrias locais.
“Queremos trazer para o empresário informações que o ajude a parar de perder dinheiro e impulsione seu crescimento neste cenário de incertezas. Mais do que nunca é preciso reduzir custos e focar no desenvolvimento de pessoas. A indústria é muito importante para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso”, ressalta Gustavo de Oliveira, presidente do Sistema Fiemt.
Fórum da Indústria itinerante
Com a diminuição dos casos de Covid-19 e a flexibilização das medidas de restrição por conta da pandemia, a celebração do mês da indústria neste ano será itinerante. A primeira parada é em Sinop, a capital do Nortão que é referência no setor de base florestal em Mato Grosso.
O evento será realizado na próxima quarta-feira (11), a partir das 19h, na sede do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado (Sindusmad). As inscrições são gratuitas e limitadas. Inscreva-se aqui.
Na semana seguinte, a comitiva do Sistema Fiemt e o economista Luís Artur Nogueira seguem para as regiões Oeste e Sul de Mato Grosso. Na segunda-feira (16), às 19h, em Cáceres, o evento será realizado na unidade do Senai do município. Já na quinta (19), é a vez dos empresários de Rondonópolis participarem da programação. A palestra terá início às 19h, na unidade do Senai. Inscreva-se aqui
Dia da indústria
Além das três edições no interior estado, constam ainda na programação do Fórum da Indústria 2022 a realização de palestra do programa Sócio Indústria e Banco do Brasil sobre cenários econômicos e soluções financeiras. O evento será no quinta-feira (18), na Fiemt.
Já na terça-feira (24), a partir das 8h30, será realizado no centro de eventos do Senai Cuiabá o workshop “Agro: tecnologia e aplicações espaciais”. A iniciativa é idealizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e conta com realização da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Fiemt, Senai e Governo de Mato Grosso. Inscreva-se aqui. No mesmo dia, o Sistema Fiemt vai inaugurar a unidade do Senai em Alta Floresta.
No Dia da Indústria (25), a partir das 19h, a programação no Senai Cuiabá será de análises econômicas, homenagens e lançamento. A palestra magna da noite será com o economista e colunista do jornal Valor Econômico, Bruno Carazza, que vai analisar os cenários econômicos de 2023 a 2026 no contexto das eleições presidenciais de 2022. Durante a programação será realizada a solenidade de entrega de medalhas do Mérito Industrial à empresários do setor. As honrarias serão concedidas pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por solicitação do deputado estadual Carlos Avalone. Na sequência, ocorre o lançamento do programa “Melhores Indústrias para Trabalhar em Mato Grosso”.
Para fechar a programação da semana, também no Senai Cuiabá, a partir das 8h, a quinta-feira (26) será dedicada à gestão de pessoas, das empresas, liderança, inovação e eficiência. Entre os palestrantes estão o médico psiquiatra especialista em gestão, Roberto Aylmer, o diretor do Great Place To Work (GPTW), Cauê Oliveira e a CEO da Falconi, Viviane Martins. As inscrições serão limitadas e o link será disponibilizado em breve.
Para celebrar o mês da indústria, no final de abril e nos primeiros dias de maio, o Sistema Fiemt já inaugurou a Casa da Indústria e a nova unidade do Sesi, ambas em Rondonópolis; o município também recebeu uma edição especial do Multiação além de concertos da Orquestra do Sesi MT.
A inauguração do Ecoponto Lixo Zero na sede do Sistema Fiemt, em Cuiabá, também faz parte da celebração do mês da indústria.
Texto: Eduardo Cardoso/Sistema Fiemt