Solar Coca-Cola e Senai MT doam 150 cápsulas de oxigenação para hospitais no estado

03/07/2020 - 13h49

Hospitais de Mato Grosso vão receber 150 cápsulas de oxigenação para isolamento individual de leitos de pacientes da Covid-19. Os equipamentos foram produzidos por meio da parceria entre a Solar Coca-Cola e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT).

O material foi entregue, na manhã desta sexta-feira (03/07), à secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e será distribuído aos hospitais da capital e interior. Os equipamentos podem reduzir o tempo de internação de pacientes e também a necessidade de encaminhamento à UTI, além de proteger os profissionais de saúde.

“Essa doação é muito importante para a melhoria no tratamento desses pacientes que precisam de um suporte ventilatório não invasivo. São equipamentos novos, que surgiram neste momento de pandemia: tecnologia e inovação ajudam muito o trabalho dos profissionais de saúde, bem como traz mais qualidade no tratamento dos pacientes”, afirma a secretária adjunta de Gestão Hospital da SES MT, Carolina Dobes.

Desenvolvido pela Samel, empresa amazonense de equipamentos hospitalares, e produzido pelo Senai-MT, o equipamento proporciona mais rotatividade nas vagas dos hospitais, diminuindo as chances de contaminação em profissionais da área da saúde.

A cápsula possui uma estrutura de PVC e é equipada com filtro de ar que permanece acoplada à cama do hospital, isolando a parte superior do paciente e evitando que ele acabe contaminando outras pessoas por meio de um mecanismo que retém o vírus.

“Temos colocado toda nossa expertise à disposição no combate dessa doença. A indústria mato-grossense é extremamente solidária e tem liderado diversas ações no enfrentamento à pandemia. O uso das cápsulas de oxigenação faz parte de uma estratégia para atender doentes nos ambulatórios. Esses equipamentos não substituem os respiradores, mas são muito importantes”, pontua o presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira.

O diretor regional da Solar Coca-Cola, Flavio Scalco, destacou que empresa está em Mato Grosso há mais de 40 anos e que a doação reflete o compromisso da marca com a comunidade.

“Em Mato Grosso já realizamos doações de garrafas pets para envase de álcool, além de águas para unidades do sistema de saúde. Momentos críticos, como o que vivemos hoje, desafiam a todos e demandam ainda mais esforços e dedicação. Por isso, de acordo com as necessidades mais urgentes de cada local ou cada grupo, estamos realizando uma série de ações emergenciais para dar algum alívio aos que mais sofrem nesse momento”, destaca.

A parceria entre o Senai MT e Solar Coca-Cola foi intermediada pelo Observatório Socioeconômico da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). “Estamos trabalhando para proteger as pessoas e dar apoio às áreas públicas essenciais neste momento de pandemia”, finalizou o deputado estadual e presidente do Observatório, Carlos Avallone.

Para fabricação das cápsulas, a empresa Krona doou para o Senai MT 390 barras de tubos de PVC, além de todas as conexões necessárias para montagem. A indústria Plastibrás também fez doação de embalagens plásticas para o transporte dos equipamentos e a empresa Prol Móveis de Aço disponibilizou equipamentos para montagem de um leito hospitalar para demonstração do uso das cápsulas.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549