Confiança do empresário industrial de MT bate recorde

17/01/2020 - 16h20

O Índice de Confiança do Empresário Industrial de Mato Grosso (ICEI MT) bateu recorde ao atingir 66,5 pontos em dezembro. Esse é o melhor resultado da série histórica da pesquisa, realizada mensalmente pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt). O crescimento foi de 1,5 ponto em relação a novembro e de 2,6 pontos em comparação a dezembro de 2018. Os indicadores do ICEI variam de zero a cem. Índices acima dos 50 pontos demonstram que os empresários estão confiantes.

O presidente em exercício da Fiemt, Ailton Ferreira da Silva, o resultado da pesquisa está relacionado aos sinais de recuperação da economia e também ao aumento da confiança do empresário no setor público. “O governo federal tem tomado medidas que favorecem a competitividade da indústria. Isso traz mais segurança ao empresário para investir, o que é muito positivo para a economia, pois gera um ciclo virtuoso de geração de empregos, distribuição de renda, circulação de recursos no mercado”, comenta.

O otimismo do empresário industrial segue alto independente do porte da empresa. As médias e grandes indústrias tiveram crescimento de 3 pontos frente a novembro e fecharam o último mês do ano com 67,5 pontos. A confiança da indústria de pequeno porte cresceu 4,3 pontos em relação a dezembro de 2018 ao atingir 64 pontos, resultado bem acima da linha divisória dos 50 pontos mesmo com recuo de 2,1 pontos em comparação a novembro.

O Índice de Expectativas registrou 69,6 pontos no mês. A confiança se estende por todos os segmentos, a indústria da construção alcançou 62,7 pontos e as extrativas e de transformação atingiram 66,8 pontos. A pesquisa, conduzida pelo Observatório da Indústria da Fiemt, revela que o Índice da Condição Atual cresceu 3,9 entre novembro e dezembro ao atingir 60,4 pontos. Para Ailton, o ano de 2019 foi de observação e adequações. “Agora, esperamos que as coisas comecem a caminhar e que, em breve, haja uma retomada de investimentos. Não existe investimento sem confiança”, ressalta.

O presidente em exercício da Fiemt também afirma estar confiante com o futuro de Mato Grosso, pois acredita que “a indústria de Mato Grosso é a que mais tem potencial para crescer. Já somos grandes produtores de matéria-prima, agora precisamos agregar valor à nossa produção agropecuária por meio da indústria, para que a economia do nosso estado se fortaleça. Esse é o nosso grande desafio”.

A pesquisa para apuração do ICEI MT foi realizada, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre os dias 02 e 11 de dezembro de 2019, com 101 empresas. Dessas, 52 são pequenas e 49 de porte médio e grande.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549