IEL Talks reúne centenas de pessoas para discutir tendências das mídias digitais
“Hoje, todas as áreas da indústria e do comércio estão sendo afetadas pela digitalização. Se você não entende de marketing vai precisar muito mais da sorte. E se você não entende de marketing, a sorte está contra você”. O alerta é do Vitor Peçanha, dono da maior empresa de marketing digital da América Latina, que esteve no “IEL Talks Digital” para falar sobre a transformação digital. O evento, que reuniu mais de 200 pessoas. ocorreu nesta terça-feira (03), no Centro de Eventos do Senai, em Cuiabá.
“Com acesso a ferramentas digitais, à informação e a dados se consegue fazer marketing que entrega o conteúdo que a pessoa precisa e no momento que ela deseja. Quando se consegue fazer isso da maneira correta, se consegue fazer um tipo de interação que as agrada. Assim, elas vão gostar mais e estarão mais propensas a fazer negócio com a sua empresa”, disse.
De acordo com Peçanha, o ponto principal para se ter sucesso não é o conteúdo ou o formato do que será entregue, mas sim a estratégia. “É preciso ter presença em redes sociais, fazer investimentos pequenos e ter um site bacana, mas o segredo é entender bem a estratégia. Você pode fazer até uma revista impressa. Mas se usou de dados e tecnologia para descobrir que isso vai gerar resultado, então ela vale bem mais do que investir em uma campanha em realidade virtual só porque você acha bonito. É a estratégia que determina a eficiência da mensagem”.
Um erro, segundo o especialista, é focar em vender e falar da própria marca. “Antes de comprarem, as pessoas passam por um grande processo de decisão. É preciso participar desse processo, ao invés de ficar só ‘falando de você’. É preciso fazer uma jornada de conteúdo para a pessoa ir interagindo desde o momento em que ela percebe que tem um problema até decidir que precisa encontrar alguém para ajuda-la a solucioná-lo. Se você não participa do processo, não será lembrado”, finalizou.
O fórum, realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT), reuniu empreendedores e profissionais da comunicação para discutir as novas tendências de mídias digitais, como o Podcast, e cases de sucesso de empresas regionais. Foram mais de seis palestras, debates e momentos de networking. Os participantes aprenderam também a melhorar o engajamento e as vendas pelas redes sociais.
“Quem não tem orçamento para impulsionar, reforce a estratégia de alcance orgânico marcando a geolocalização, hashtags certas, muita interação pelo Feed, Story e IG TV, por exemplo. É preciso abusar dos recursos disponíveis. E outra coisa, não pode ter medo do julgamento das pessoas. Ali é relacionamento, pessoas com pessoas. É preciso ser sincero e autêntico”, orientou a jornalista Francy Rodrigues ao ensinar a transformar o celular em uma produtora completa de vídeos.
O IE Talks Digital contou com apoio do Sicredi e do Sebrae.
Por: Helize Vieira - Assessoria de Imprensa do Sistema Fiemt