Temporada de estágio: IEL MT estima a abertura de mais de 2 mil vagas neste ano

23/01/2024 - 16h34
estagio
Legenda

Está aberta a temporada de estágio! O primeiro semestre do ano é propício para novas contratações, período em que as empresas e profissionais liberais ofertam novas vagas para atrair estudantes que querem iniciar no mercado de trabalho. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT) estima para esse ano a abertura de mais de 2 mil vagas de estágio, contabilizando ainda mais de 6 mil currículos cadastrados. No total, somam já 25 mil estagiários no banco de talentos, que representa 30% a mais do que foi em 2023.

“Participar de um programa de estágio permite obter diversos benefícios para o estudante que deseja ingressar no mercado de trabalho, inclusive vantagem competitiva. É uma oportunidade de adquirir experiência prática em sua área de estudo. Além disso, é possível aplicar, de maneira real, os conhecimentos teóricos adquiridos na sala de aula”, explica a coordenadora de Desenvolvimento Empresarial do IEL MT, Bruna Faria.

Os interessados nessas oportunidades devem cadastrar o currículo no site do IEL e se cadastrar na área desejada Clique aqui. As bolsas variam entre R$ 600 e mais de R$ 1,5 mil, além de auxílio transporte, para cursos de diferentes áreas.

É preciso esclarecer que o estágio não se trata de um vínculo empregatício, ou seja, ela não é regulamentada pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Logo, os direitos dos estagiários são garantidos pela Lei nº 11.788/2008, como a remuneração e vale-transporte em caso de estágio não obrigatório, seguro contra acidentes pessoais, recesso de 30 dias, a cada 12 meses trabalhados, contratos com duração máxima de dois anos e carga horária de 6 horas diárias e 30 horas semanais, para os alunos de nível superior e do ensino médio.

Pode estagiar todo estudante que estiver matriculado e frequentando o ensino regular, em instituições de educação superior, de educação profissional e de Ensino Médio. Conforme o artigo 1º da Lei, ainda estão aptos os estudantes da educação especial e dos anos finais do Ensino Fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

“Para as empresas, contratar estagiários pode trazer benefícios como a renovação de ideias e oportunidade de identificar talentos, pois estagiários podem se tornar futuros colaboradores efetivos, permitindo que a empresa avalie seu desempenho e adquira uma visão mais aprofundada de suas habilidades e adequação à cultura organizacional”, pontuou a coordenadora do IEL MT.

Atendimento - O Centro de Empregabilidade do IEL MT está presente em 12 sedes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), em Mato Grosso. Os consultores do Instituto já estão atendendo em Cuiabá (Unidades do Senai Porto e Distrito Industrial), Várzea Grande, Sinop, Sorriso, Nova Mutum, Alta Floresta, Cáceres e Barra do Bugres, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis e Aripuanã (de forma remota).

Os atendimentos de emprego realizados pelo IEL consistem em serviços como cadastro e atualização de currículos, orientação profissional, intermediação de vagas, encaminhamento para processos seletivos e auxílio no ingresso ao mercado de trabalho. Essa ampla gama de serviços oferecidos pelo instituto demonstra sua preocupação em contribuir para a empregabilidade de profissionais qualificados.

Para mais informações, entre em contato pelo (65) 3611-1501 (estágio), (65) 3611-1680 (emprego), via whatsapp ou ligação.

Texto: Vívian Lessa

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549