Pé na Estrada: IEL MT participa de projeto que ajuda pacientes em localidades com carência de cuidados e profissionais médicos ortopédicos

05/12/2023 - 10h36
pe na estrada
Além do IEL, a Fiemt é uma colaboradora do projeto

O Núcleo de Estudos e Pesquisas do Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso (IEL MT) está participando do Projeto Pé na Estrada, da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), que consiste em ajudar pacientes em localidades com carência de cuidados e profissionais médicos que atuam na área do pé e tornozelo. A equipe é responsável por organizar os prontuários dos pacientes, consolidando um trabalho minucioso e essencial para o desenvolvimento do projeto.

O trabalho está sendo realizado nos Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá e Hospital Metropolitano de Várzea Grande, com a tarefa de catalogação de documentos. “Mas o trabalho não se limita apenas à catalogação de documentos, transcende para uma busca aprofundada na compreensão dos casos, conduzindo pesquisas qualitativas que abrangem tanto o período pré-cirúrgico, com coleta dos relatos dos pacientes, quanto o pós-cirúrgico, para catalogação dos materiais utilizados, médicos e pessoal técnico envolvidos”, explica a supervisora do Núcleo de Estudos e Pesquisas do IEL MT, Lays Fitaroni.

De acordo com ela, a equipe do IEL MT se dedicou a entender as expectativas, preocupações e particularidades de cada paciente antes do procedimento. “Esse mergulho nas nuances emocionais e psicológicas não só enriquece o banco de dados, mas também proporciona uma visão mais abrangente das complexidades que cercam o cuidado médico”, acrescentou. Após os procedimentos cirúrgicos, a pesquisa qualitativa pós-cirúrgica assume um papel crucial ao explorar os desdobramentos, desafios e conquistas vivenciados pelos pacientes.

Além do IEL, o projeto conta com a colaboração da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso e Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e parcerias de profissionais e empresas na área médica.

Texto: Vívian Lessa

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549