Energia elétrica: geração solar e os benefícios para o futuro sustentável

14/11/2023 - 08h58
Sindenergia
"A energia solar é a grande revolução do sistema energético",
destaca o presidente do Sindenergia

A energia elétrica é um componente essencial para a nossa vida cotidiana, muitas vezes passando despercebida até que falte. Olhe ao seu redor: certamente tem energia elétrica por aí. Seja em seu carro, computador, fone de ouvido, na sua casa, no trabalho...

A estrela do 15º episódio do podcast Conexão Indústria desta semana, excepcionalmente lançado nesta terça-feira (14), é a energia elétrica gerada em Mato Grosso. O bate papo é com o presidente do Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás de Mato Grosso presidente do (Sindenergia MT), Tiago Vianna.

Durante o episódio, Tiago contextualiza as principais formas de geração de energia em Mato Grosso, oferecendo uma visão abrangente do panorama atual e a evolução da produção energética em Mato Grosso, com destaque especial para a crescente importância da geração de energia solar no estado.

Ao longo dos seus 26 anos de existência, o Sindenergia MT tem desempenhado um papel crucial na promoção e defesa dos interesses do setor energético no estado. Ao longo dos anos, Mato Grosso tem passado por uma transformação significativa em sua matriz energética, respondendo aos desafios globais de transição para fontes mais limpas e sustentáveis.

O estado, historicamente conhecido por sua produção agrícola robusta, tem ganhado cada vez mais destaque na geração de energia solar e lidera o caminho na transição energética, respondendo às demandas crescentes por fontes de energia mais sustentáveis.

“A energia solar é a grande revolução do sistema energético porque permite que o consumidor possa gerar a sua própria energia com baixo custo, sem poluição, sem fumaça e sem barulho: por isso, é considerada a geração de energia mais limpa de todas”, comenta

Atualmente, Mato Grosso tem 1,4 GW de potência instalada de geração fotovoltaica, que coloca o estado na 5ª posição nacional. No mercado local, essa geração representa 8% do consumo mato-grossense.

Texto e apresentação: Eduardo Cardoso 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549