Sobram vagas: maior feira de empregos da indústria e comércio de MT supera 5 mil atendimentos

01/11/2023 - 11h21
feira
Foram ofertadas mais de 4 mil oportunidades de emprego

Superando todas as expectativas, a maior Feira de Empregos da Indústria e Comércio de Mato Grosso realizou mais de 5 mil atendimentos na terça-feira (31.10). O público que compareceu ao evento foi encaminhado para as mais de 4 mil vagas abertas por cerca de 300 empresas de diversos segmentos econômicos do Estado. Dessas, 42 estavam presentes no evento agilizando o processo de contratação.

feira
Ana comemora a contratação

Contratada – Ana Cláudia da Silva, há quatro meses desempregada, conquistou na Feira de Empregos o retorno ao mercado de trabalho. Na primeira empresa em que foi entrevistada já teve boas notícias. O encaminhamento para a vaga de analista de RH estava garantido. “Foi uma surpresa encontrar tudo em um só local várias empresas reunidas com ofertas de trabalho. Isso facilita para quem está desempregado e muitas vezes não tem nem condições financeiras para ir até a empresa”, disse ela. 

Contratando – De início, a intenção era só cadastrar currículos e conhecer os possíveis candidatos às vagas expostas durante a Feira, porém alguns contatos já se tornaram efetivados. Feliz com o resultado, Thatyane Souza de Lima, analista de gente e Gestão de uma empresa de logística comemora que para alguns cargos as vagas já foram preenchidas. A empresa ofertava oportunidades para operador de transpaleteira, motorista de carreta, assistente administrativo de armazém, entre outras. 

Último atendimento - Giane Almeida, de 44 anos, foi o último atendimento realizado na Feira de Empregos. Viúva, mãe de três filhos, ela procura emprego de costureira há cerca de um ano. “Eu recebo auxílio, porém estou em busca de trabalho para dar mais condições para a minha família. “Estava aguardando ônibus e quase não consegui chegar a tempo, mas estou otimista que logo vou estar empregada”.

feira
Venezuela acredita
em oportunidades
 

Estrangeira – Veio lá da Venezuela, a jovem Ariana Lopes, de 19 anos. Há 8 meses em terras mato-grossenses, está concluindo um curso de assistente administrativo pelo Senai. Ela planeja a efetivação em uma empresa e encontrar uma oportunidade para mostrar suas a habilidades e crescer profissionalmente. 

feira
Empreendedora quer voltar
ao mercado formal

Rumo ao mercado formal – Com vasta experiencia no setor de promoção de vendas, Tamia de Souza, de 59 anos, está em busca de uma oportunidade no mercado formal.  Após se recuperar de um problema de saúde, apostou no empreendedorismo e se tornou artesã, comercializando suas bijouterias e prendedores de cabelo.  Mas a necessidade de ter algo fixo e contínuo, com todos os benefícios trabalhistas que uma pessoa contratada obtém, a motivou a conversar com as empresas que estavam na Feira. “Vi que tem várias oportunidades para pessoas da minha idade. Tenho fé que vou ser efetivada”.

O evento

A iniciativa inédita realizada em conjunta com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da Faculdade de Tecnologia Senai de Mato Grosso (Fatec). 

O coordenador de Desenvolvimento de Carreiras do IEL MT, André Marcon, destaca que a Feira foi um marco importante para o mercado de trabalho mato-grossense e que a expectativa é realizar outras edições, também em municípios do interior do estado. 

“Tanto empresas quantos as pessoas que buscavam oportunidade de trabalhos saíram satisfeitos com os resultados. Facilitamos que esse contato ocorresse de forma mais rápida, possibilitando o preenchimento de muitas vagas abertas”.

feira
Empresas agilizavam processo de contratação de pessoal

Para o superintendente da CDL Cuiabá, Fabio Granja, o evento abriu as portas para continuidade da parceria. “Observamos a necessidade de quem contra e quem procura emprego. Reunir várias empresas em um só lugar, facilita esse processo. Estamos satisfeitos por contribuir com a geração de empregos e, consequentemente, da economia do estado”, pontuou.

Além de oportunizar o contato direto entre empresas e pessoas que buscam emprego, a Feira promoveu encontros de discussões por meio de painéis e palestras, como: Como devo me comportar na entrevista de emprego?; Minimizando conflitos com equipe de trabalho com Inteligência Emocional;  Cenário de Empregabilidade da Indústria e Comércio: Oportunidades de crescimento profissional; Engajamento, produtividade e felicidade de pessoas no trabalho; e o O impacto da educação na carreira profissional.  A palestra que encerrou a programação foi realizada pelo coach Diego Hurtado, com “Você é o que você pensa – seus pensamentos ditam seus resultados”. O atendimento também contou com auxílio para criação de currículos.

Texto e fotos: Vívian Lessa

Feira de Empregos da Indústria e Comércio

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

IEL - Instituto Euvaldo Lodi Núcleo de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193 - Centro Político Administrativo - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940
Telefone: (65) 3611-1549